A integração entre a psicologia positiva e o desenvolvimento cognitivo emocional é uma abordagem que determina os fatores essenciais para modificações construtivas no comportamento, principalmente, na conquista de metas desejadas. Estados emocionais limitantes podem interromper o fluxo de satisfação pelas atividades vivenciais.
O maior foco da psicologia positiva é compreender ou mensurar os níveis de felicidade e como as pessoas lidam como suas tarefas no dia-a-dia, seu crescimento profissional e sua maneira de relacionar com o mundo.
Deve ser visto como um processo que se concentra nas ações e no aprimoramento de habilidades que auxiliam a caminhar em direção as metas mais importantes. Nesse caminho é preciso destacar a capacidade de: descobrir os pontos fortes e as principais qualidades do indivíduo, o conhecimento de si mesmo, a capacidade de se responsabilizar pela própria vida e o seu sucesso!
Quando a pessoa usa suas forças e competências, ela se sente mais engajada, seu desempenho aumenta e ela fica com mais vigor e energia. As pesquisas já demonstraram que quando somos considerados mais pelas nossas virtudes do que pelas nossas fraquezas, somos mais produtivos e geramos maior lucratividade.