A forma como as lideranças atuam é fundamental para o sucesso dos empreendimentos corporativos e, consequentemente, para os benefícios econômicos e sociais que esse modelo proporciona. Um líder ideal possui tenacidade, determinação e visão do futuro. Tais habilidades são necessárias e muitas vezes deixadas fora da lista que define o perfil de um verdadeiro empreendedor. Muitos estudos demostram que a inteligência empreendedora pode ser o atributo-chave que distingue os performers sobresalientes daqueles que são meramente adequados. Os maiores líderes verdadeiramente eficazes são distinguidos por um grau elevado de comprometimento intrapessoal e interpessoal. Sem estes, uma pessoa pode ter treinamento de primeira classe, uma formação incisiva e um suprimento sem fim de boas idéias, mas ele ainda não será um grande líder.
Os componentes principais da inteligência empreendedora - autoconsciência, auto-dominio, motivação, empatia, resiliência e habilidade social - podem parecer pouco comuns, sobretudo, determinam o espirito empreendedor competitivo. A personalidade do líder e sua relevância para as empresas tem continuado a suscitar debate nos últimos anos e se conecta ao desempenho organizacional diretamente.
As empresas bem sucedidas procuram ativamente pessoas com potencial de liderança e com experiências de carreira potencialmente ativa para enfrentar seus desafios adaptativos como: mudanças sociais, globalização de mercados e evolução tecnológica ao redor do mundo.
A tarefa mais importante para os líderes em tempos oscilantes é mobilizar pessoas em suas organizações para fazer o trabalho gerar resultados positivos. E todos sabemos que este desafio necessita de energia, revisão das teorias mais influentes sobre liderança e não existe fórmula mágica, pois, o processo requer muita dedicação e humildade pessoal.
Relativamente poucos líderes tentam entender sua “ação lógica”. O líder habil interpreta o seu ambiente e reage ao poder da sua segurança e mais ainda tenta explorar as possibilidades de mudá-lo. Aqueles que estão no topo precisam entender melhorar suas capacidades, preenchendo as lacunas do seu conhecimento com as habilidades dos outros No mais, reconhece talentos e perspectivas únicas em toda a organização e com essas qualidades pode BRILHAR!